O governador Renato Casagrande assinou, nesta sexta-feira (06), decreto que declara de utilidade pública, para fins de desapropriação, áreas de terras destinadas à implantação do Complexo Gás-Químico, em Linhares.
De acordo com o decreto, é atribuição do Estado regular e fomentar as atividades econômicas objetivando a redução de desigualdades sociais e regionais e o incremento de empregos diretos e indiretos; além de apresentar uma trajetória de diversificação da estrutura produtiva local, por meio do adensamento e agregação do valor das principais cadeias produtivas instaladas como a do petróleo e gás.
Na opinião do secretário de Estado de Desenvolvimento, Márcio Félix, este é mais um passo importante para a implantação do projeto. Esta é mais uma etapa viabilização do empreendimento. Estamos trabalhando e acreditamos no diálogo com os proprietários das terras para avançarmos com esse projeto, que é importante para Linhares, para a região e para todo o Espírito Santo, já que se trata de um empreendimento com grande potencial de diversificação da economia.
No dia 08 de abril, o governador e a diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster, fizeram uma visita técnica à área, que fica na localidade de Palhal, em Linhares.
Complexo Gás-Químico
O complexo produzirá fertilizantes nitrogenados (ureia e amônia), metanol, ácido acético, ácido fórmico e melamina, aumentando a oferta interna destes produtos gás-químicos e reduzindo a necessidade de importação. Além disso, o complexo atrairá a instalação de uma série de outras empresas da cadeia de fertilizantes, ligadas ao setor agrícola e da cadeia de produtos químicos, bem como empresas fornecedoras de serviços de manutenção de equipamentos, locação de máquinas, entre outras.
A previsão de produção do complexo é de 763 mil toneladas de ureia por ano e 1,09 milhão de toneladas/ano de metanol. Atualmente, a importação de ureia gira em torno de 70%. Devem ser gerados cerca de oito mil empregos durante a construção e entre 500 e 800 empregos durante a operação.