unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 20/07/23

Escassez de fornecedores leva Petrobras a reabilitar empresas

Edise visto a partir do BNDES, Rio de Janeiro (Foto: André Motta de Souza / Agência Petrobras)

A Petrobras está disposta a contratar novamente empresas que há alguns anos foram retiradas do seu cardápio de fornecedores por não atenderem aos requisitos de governança da estatal. Mas para que isso aconteça, elas vão ter que passar por um crivo severo e não há a possibilidade de flexibilização das regras, segundo diretor de Governança Corporativa e Conformidade da companhia, Mário Spinelli.

Apesar das severas exigências de contratação, a Petrobras está disposta a ouvir todos os fornecedores. Até agora, já foram avaliados os graus de risco de 31 mil deles. Por uma questão de escassez, a estatal está preocupada em ampliar a cadeia de bens e serviços para atender seus diferentes segmentos de atividade, da exploração e produção de óleo e gás até o refino.

“Quem já foi penalizado, quem passou pelos processos e mantém competência precisa voltar para o jogo, até porque a gente precisa de fornecedores. É uma crise anunciada que existe para todo o setor de petróleo”, disse o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, que participou de evento da diretoria da estatal com jornalistas nesta quarta-feira, 19.

Por conta da transição energética, muitos profissionais e empresas estão migrando para os setores ligados à área de renováveis. A preocupação da Petrobras é se haverá número suficiente de fornecedores para garantir a continuidade da operação e a competição na próxima década.

Fonte: Revista Brasil Energia