
A Espanha é o mais recente país a aderir ao tratado da Organização Marítima Internacional (IMO) para a reciclagem segura e ecologicamente correta de navios — a Convenção de Hong Kong.
A convenção cobre o projeto, construção, operação e manutenção de navios e preparação para a reciclagem de navios, a fim de facilitar a operação segura e ambientalmente correta, sem comprometer a segurança e a eficiência dos navios.
De acordo com o tratado, os navios a serem enviados para reciclagem são obrigados a fazer um inventário de materiais perigosos, específico para cada navio. Os estaleiros são obrigados a fornecer um Plano de Reciclagem de Navios, especificando a maneira como cada navio será reciclado, dependendo de suas particularidades e de seu estoque.
Os 17 Estados aderentes à Convenção representam aproximadamente 29,77% da tonelagem bruta da navegação mercante mundial. São eles Bélgica, Congo, Croácia, Dinamarca, Estônia, França, Alemanha, Gana, Índia, Japão, Malta, Holanda, Noruega, Panamá, Sérvia, Espanha e Turquia.
Fonte: Revista Portos e Navios
Tag: Escritório de advocacia de direito marítimo, reciclagem de navios, advogado de Direito marítimo, estaleiro, indústria naval, escritório de advocacia no Rio de Janeiro, escritório de advocacia no Rio de Janeiro, advogado RJ, escritório de advocacia em Brasília, escritório de advocacia em Vitória e escritório de advocacia em São Paulo
Leia mais