Autoridades do estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos, concordaram em adiar por 20 meses a aplicação de regras mais rigorosas para o descarte da água de lastro. A regulamentação seria aplicada a navios que estivessem entrando ou saindo do Porto de Nova Iorque ( na foto) e de Nova Jersey. O Departamento de Preservação Ambiental do estado pretendia que a nova regulamentação passasse a vigorar no começo do próximo ano. No entanto, o prazo foi adiado para agosto de 2013, pois o órgão alega não possuir tecnologia para cumprir as novas regras. A Organização Marítima Internacional (IMO) está divulgando um novo padrão para o descarte da água de lastro, que deve ser aplicado no próximo ano, mas grupos ambientalistas afirmam que as regras deveriam ser mais rígidas. A proposta elaborada pelo estado de Nova Iorque é 100 vezes mais rígida que o projeto da IMO e afetará toda a movimentação de cargas dos dois complexos portuários. Estados Unidos II Savannah amplia movimentação O Porto de Savannah, na costa leste dos Estados Unidos, registrou um crescimento de 5% na movimentação de contêineres em janeiro deste ano, em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Segundo a autoridade portuária do estado de Georgia, onde o porto fica localizado, foram movimentados pouco mais de 237 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).
Em toneladas, o porto registrou seu terceiro melhor mês, com 1.887.179 toneladas. Noruega Vazamento de petróleo ameaça reserva Autoridades norueguesas luta- ram, na última sexta-feira, para conter um vazamento de petróleo, depois que um navio islandês, carregado com centenas de toneladas do combustível, encalhou na única reserva marinha da Noruega. O vazamento atingiu a frágil linha costeira em pelo menos dois lugares do parque marinho Ytre Hvaler, hábitat de uma grande variedade de aves e espécies marinhas, bem como de corais de água fria, informou em um comunicado a Administração Costeira Norueguesa (NCA, na sigla em inglês). A NCA destacou, no entanto, que o vazamento não era tão sério quanto se pensou inicialmente. O navio Godafoss, que transportava 800 toneladas de petróleo, bateu na rocha de um coral na noite de quinta-feira, perto da embocadura do fiorde Oslo, logo após deixar o Porto de Fredrikstad. Otráfegomarítimo foi proibido na região. Vietní Erro humano causou naufrágio A Polícia do Vietní atribuiu a um erro humano o naufrágio de um navio com turistas na baía de Halong, norte do país, na sexta-feira passada. No acidente, morreram 12 pessoas de nove nacionalidades diferentes, informaram fontes policiais. O porta-voz da polícia vietnamita, Le Thanh Binh, disse que um dispositivo que permite a entrada de água para esfriar o motor e que também expulsa a que entra no navio estava desligado. Indicar matéria a alguém voltar para página anterior