A Prefeitura de Itapemirim-ES já definiu a área onde será construído o estaleiro e do porto offshore pela empresa norte-americana Edison Chouest Offshore, líder mundial em apoio à logística offshore. Ficou acertado que o projeto será desenvolvido em 600 mil m², na praia da Gamboa, como área de utilidade pública para realização de obra de criação de emprego e renda.
O investimento será da ordem de R$ 300 milhões e a intenção da municipalidade é atrair futuros investimentos em especial nas áreas relacionadas a petróleo e pesca.
Na última sexta-feira, o Município recebeu o Secretário de Estado de Transportes e Obras, Fábio Damasceno, que visitou o terminal pesqueiro de Itaipava e a área da praia da Gamboa, em que deverá ser instalado o porto offshore de apoio às atividades petrolíferas.
O Secretário foi recepcionado por uma comitiva formada pelo Deputado Estadual Theodorico Ferraço, representando a Prefeita Norma Ayub Alves; o Secretário de Governo, Flávio Ayub Fernandes; o Presidente da Associação dos Pescadores, Jorge de Freitas; representantes dos poderes Executivo e Legislativo, além de membros da sociedade local.
Segundo informações do Deputado Ferraço, a previsão é que o porto tenha capacidade para 27 navios atendendo às bacias de petróleo do Espírito Santo e do norte do Rio de Janeiro. Aproximadamente 700 empregos serão gerados somente com a implantação da base de apoio offshore, e outros 400 na fase de operação do estaleiro.
O Deputado ressaltou-se que a Administração Municipal vai é priorizar a mão de obra local, uma vez que também serão ofertados cursos profissionalizantes para a população.