O Estaleiro Ilha S.A. (Eisa) iniciou no Rio de Janeiro a construção do primeiro dos quatro navios para a frota da Transpetro . Os dois primeiros navios encomendados ao Eisa, em contrato de R$ 856 milhões, serão lançados ao mar em 2012. Depois de 14 anos, iniciamos a construção do 101º navio, destacou o presidente do Eisa, Jorge Gonçalves em referência as entregas para a Petrobras.
Os navios do tipo Panamax, com 228 metros de comprimento e capacidade para transportar 550 mil barris de petróleo, serão usados pela Transpetro no transporte de óleo cru e dos chamados produtos escuros, como o óleo combustível. Ao todo, serão utilizadas 56 mil toneladas de aço na construção dos petroleiros, operação que deve gerar até quatro mil empregos no pico das obras.
Com o setor de logística aquecido, o município de Salgueiro no sertão de Pernambuco, pleiteia agora ser o centro logístico do nordeste, ao criar um projeto para se tornar o polo logístico multimodal, com plataformas para as cadeias e arranjos produtivos que possam ser atendidos pela Ferrovia Transnordestina.