Realizado na útlima terça-feira (06/03), no Rio de Janeiro, o Naval Congress, contou com a presença do diretor comercial do Estaleiro Rio Tietê, Fabio Vasconcellos.
O diretor falou sobre a construção, capacidade de produção e o atendimento da demanda de frotas para atender o pré-sal, principalmente para o Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) da Transpetro (braço logístico da Petrobras).
O Estaleiro Rio Tietê vai construir 80 barcaças e 20 empurradores para o Promef Hidrovia, vertente voltada para o modal hidroviário. As embarcações terão investimentos de R$ 432,3 milhões, dos quais R$ 371,3 milhões serão financiados pelo Fundo de Marinha Mercante (FMM), na primeira operação da Caixa Econômica Federal como agente repassador do fundo.
De acordo com Vasconcellos, o estaleiro é fruto de uma joint-venture entre o Estaleiro Maguari e o Grupo Estre Petróleo, cada um com 50% das ações. O estaleiro está localizado em Araçatuba, interior de São Paulo.
De acordo com o executivo, está previsto para agosto desse ano a cerimônia do corte do aço, e o primeiro comboio será entregue em dezembro. Araçatuba foi escolhida para abrigar o novo estaleiro devido a sua localização, porque está no centro geográfico e logístico da hidrovia Tietê-Paraná, no principal pólo produtor de etanol do Oeste Paulista, com mais de 20 usinas instaladas e dezenas de novos projetos de implantação e expansão e com ampla infraestrutura para efetiva integração de transportes.