As discussões em torno da construção do Estaleiro Ceará se aprofundam. Enquanto uns discutem a localização do empreendimento, o Governo mantém o otimismo, creditada à PJMR, empresa que lidera o projeto
O Governo do Estado reafirma que o projeto Estaleiro Ceará vai concorrer para ganhar a licitação da construção de oito gaseiros à Transpetro, subsidiária de logística da Petrobras. O contrato permitiria a instalação do estaleiro, que só será concretizado caso vencida a concorrência. A Transpetro vai enviar, dia 27, cartas-convite a 19 empresas ? 10 brasileiras e nove estrangeiras.
Os interessados têm até o dia 15 de outubro, portanto menos de dois meses, para apresentar a proposta, informou a assessoria de imprensa da Transpetro. A partir daí, a previsão é de que o contrato seja assinado até o final do ano.
A PJMR, empresa sócia do Estaleiro Atlântico Sul, de Pernambuco, encabeça o empreendimento cearense. Se a empresa ganhar o leilão, vamos dar condições para construir o estaleiro aqui. Temos como habilitar uma proposta nesse prazo. Tudo será feito após o leilão, explica o presidente da Agência do Desenvolvimento do Ceará (Adece), Antonio Balhmann.
Ele defende que o estaleiro traz mais do que uma grande construção ao Estado. Não podemos perder o otimismo porque não é só o estaleiro., é escola técnica, capacitação de mão de obra especializada, além de milhares de empregos, diz.
O projeto do Estaleiro Ceará prevê um investimento de R$ 220 milhões, R$ 60 milhões dos quais são contrapartida do Estado.
Titanzinho
O estaleiro não move uma palha do local. É um lugar que estava destinado à ampliação do Porto do Mucuripe. A infraestrutura básica já existe, explica o presidente da Adece.
Para ele, uma das questões em favor da instalação do empreendimento na área é que o Estado não possui grandes baías para receber um estaleiro de médio ou grande porte. O Ceará não tem área abrigada, não tem grandes rios. A única área abrigada que o Ceará tem feita artificialmente é no Titanzinho, defende.
Foi realizada uma reunião com a Prefeitura de Fortaleza, que, segundo Balhmann, se colocou em favor do Estaleiro Ceará, mesmo a ideia não estando contemplada no Projeto Orla, que prevê a requalificação do litoral de Fortaleza.
É uma ideia nova no País, que ocorreu a partir da decisão do Lula de que o Brasil produza os navios que utiliza. Embora não esteja previsto no plano diretor da cidade, o projeto é exatamente igual à ampliação do Porto do Mucuripe, dando continuidade ao que já tinha sido iniciado?, reitera Antonio Balhmann. (Fonte: O Povo/CE/Andreh Jonathas)