unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 29/09/09

Estaleiros chineses estão céticos quanto à possibilidade de novas encomendas

A China Association of the National Shipbuilding Industry prevê que estaleiros chineses poderão ver o volume de novos pedidos de embarcações despencar 50% nos próximos cinco anos com o excesso de capacidade na frota mercante e a retração econômica global.

Analistas também advertiram que o total da carteira de encomendas dos estaleiros do país poderá continuar em declínio por um longo perãodo, apesar de uma recuperação nas encomendas entre junho e agosto.

De acordo com a instituição, os estaleiros tinham uma carteira de pedidos de 190,8 milhões de toneladas no final de agosto, com redução de 6,8% comparada ao nível do início do ano. Agosto foi o 11º mês consecutivo na queda de encomendas.

Cerca de 10,9 milhões de toneladas totalizaram os pedidos feitos aos estaleiros chineses nos primeiros oito meses, dos quais 89% ocorreram entre junho e agosto.

O analista do centro de pesquisa da China State Shipbuilding Corp, Bao Zhangjin, informou que a demanda global por novas embarcações tem sofrido uma reversão significativa na demanda anual atingindo um 150 milhões de toneladas.

Apesar de um pouco de dinheiro de armadores como a Vale e algumas companhias iranianas ainda terem apetite para expandir suas frotas, o sentimento geral é muito fraco. A carteira de encomendas dos estaleiros chineses cairá enquanto o aumento da capacidade geral das companhias tende a aumentar.

A associação disse ainda que a demanda por porta-contêineres cairá pela metade nos próximos cinco anos, enquanto a procura por graneleiros e petroleiros poderá despencar mais de 25%.