unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 17/01/24

Estaleiros chineses têm carteiras repletas de navios para veículos

Os estaleiros chineses estão com alta taxa de ocupação com as encomendas para navios do tipo roll-on/roll-off. A demanda é para suprir a logística de montadoras para exportação de automóveis, informa o Global Times.

A indústria automóvel da China conquistou mercados em 2023, com produção e vendas recordes, de acordo com dados da indústria divulgados na semana passada, abrindo caminho para que o país se torne potencialmente o maior exportador de automóveis do mundo.

As exportações de automóveis atingiram 4,91 milhões unidades, um aumento colossal de 58% em relação ao ano anterior, mostraram dados da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis (CAAM).

Para corresponder à nova força do país no campo emergente das exportações de veículos, os estaleiros chineses têm uma importante carteira de encomendas de navios ro-ro para as empresas de transporte marítimo, bem como para fabricantes de automóveis.

O Porto de Taicang, na província de Jiangsu, no leste da China, movimenta de 7.000 a 8.000 veículos por mês e em dezembro o número subiu para quase 30.000.

Eddie Zhang, diretor operacional da COSCO Shipping Car Carriers, uma empresa líder em transporte marítimo de automóveis na China, disse ao Global Times que sua empresa encomendou 24 navios ro-ro, que deverão entrar em serviço no segundo semestre de 2024.

Em Abril passado, o governo chinês, num plano destinado a impulsionar o comércio externo, incentivou os fabricantes de automóveis e as empresas de transporte marítimo a conectarem-se e cooperarem através da assinatura de contratos de transporte de longo prazo.

Fonte: Revista Portos e Navios