unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 29/08/11

Estaleiros do Rio Grande do Sul prevêem captação de 5 mil funcionários até 2012

Um ponto que chama a atenção na região Sul do Estado do RS, por onde passou nesta terça-feira o Gaúcha Debates do Rio Grande, é a nova demanda de mão de obra que está chegando a Pelotas e Rio Grande e como as empresas estão se articulando para receber esses novos profissionais.

O estaleiro Engevix/Ecovix, por exemplo, está com um projeto de habitação para atender essa demanda. Até 2012 o estaleiro terá cinco mil funcionários, de acordo com o Vice-Presidente da empresa, que foi um dos painelistas do evento.

Ivo Dworschak assegurou que pretende ter no quadro de funcionário o máximo possível de moradores da própria região. Com isso, estão sendo promovidos cursos de capacitação profissionais em entidades dos municípios locais. Entre 30 e 40% desses funcionários são mulheres. Segundo ele, mão-de-obra que até então não era explorada na região.

Dworschak destacou que a empresa poderá receber uma grande parte de investimentos da Petrobrás que envolve a exploração do pré-sal. Para isso, é preciso demonstrar competência e capacidade para realizar a obra dentro do prazo determinado.

O Vice-Presidente da Engevix/Ecovix afirma que a primeira leva de obras inclui cascos e navios-sonda completos e de última geração, com o intuito de ampliar o cais para garantir entrada em grandes projetos nacionais, além de qualificar adequadamente a mão de obra. O engenheiro ressalta que o investimento da Petrobras previsto para até 2014 terá uma ordem de US$ 20 bilhões, mais R$ 450 milhões do estaleiro, em parceria com a Funcef. Ele projeta a construção de até 40 plataformas.