Fontes empresariais revelam haver enorme interesse pela fabricação de navios a gás, para a Transpetro/Petrobras. Informa-se que nada menos de 19 estaleiros estão concorrendo na licitação, cujo prazo final de entrega de propostas passou para o próximo dia 29.
Segundo essas fontes, para construir oito navios gaseiros, deverão se inscrever 19 estaleiros, dos quais 11 são brasileiros. Pela regras do edital, os navios terão de ser construídos no Brasil e, portanto, se um dos oito estrangeiros vencer, terá de procurar associações para fabricar as unidades no Brasil.
Até agora, o único estaleiro das Américas a fazer navios gás-químicos foi o Itajaí, que era do grupo Metalnave, que pertencia a Frank Wlasek e agora está com a espanhola Elcano. O responsável técnico pela obra pioneira foi o engenheiro Reique Abe, que deixou o Itajaí e agora está no Estaleiro Atlântico Sul, de Suape (PE).
Outras fontes revelaram que, apesar de adiamentos e silêncio, prossegue a licitação para que a Petrobras contrate empresas brasileiras de navegação para transportar seu petróleo, sob contratos de longo prazo. Nessa licitação, será aplicado o mesmo sistema dos barcos de apoio, ou seja, a Petrobras garante contrato fixo a armador brasileiro – que pode ser de capital estrangeiro – e este obtém crédito oficial e encomenda o navio a estaleiro nacional. O resultado dessa licitação deve sair antes do fim do ano.