unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 03/09/09

Estatal e BP acham reserva gigante nos EUA

Depois de ser nomeada operadora única do pré-sal e de estar prestes a receber 5 bilhões de barris em reservas da União, a Petrobras recebeu outra boa notícia. A britânica BP (British Petroleum), sua sócia em um bloco no golfo do México, anunciou a descoberta de uma reserva gigante de petróleo.

O volume do reservatório não foi divulgado pela BP, que é a operadora do bloco. Um porta-voz da empresa disse, em Londres, que poderia ser maior do que um reservatório descoberto em área próxima, em 2006, conhecida como Kaskida, onde há reservas avaliadas em 3 bilhões de barris.

Se as reservas realmente superarem esse patamar, a Petrobras terá direito a 600 milhões de barris, uma vez que possui 20% de participação no consórcio. A BP tem 62%, e a americana ConocoPhillips, outros 18%. No total, a Petrobras tem 14 bilhões de barris em reservas.

A Petrobras opera a exploração e a produção em mais duas áreas no golfo do México e detém participação em outras duas. A empresa informa ainda deter uma carteira de projetos de exploração na região, que vai entrar em teste em breve.

O poço perfurado pelo consórcio para encontrar a reserva atingiu uma das maiores profundidades já alcançadas pela indústria de petróleo mundial (10.685 metros) e está distante cerca da 400 quilômetros da costa, em Houston, no Texas.

O golfo do México é responsável por aproximadamente 25% da produção americana de petróleo e é considerado atualmente a área de exploração mais promissora dos EUA, o maior consumidor mundial da commodity. Além disso, a nova descoberta mostra a crescente aposta das empresas petrolíferas em águas profundas, como já acontece no Brasil e em Angola.

Com o anúncio, as ações da BP subiram ontem 4,26% na Bolsa de Valores de Londres.(Fonte: Folha de S.Paulo/DA SUCURSAL DO RIO)