unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 10/07/09

Estudo revela insegurança no setor de comércio exterior de Itajaí

Acadêmicos do 5º perãodo de Relações Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), realizaram entre os meses de maio e junho uma pesquisa qualitativa com profissionais de comércio exterior de Itajaí. O estudo intitulado “Percepções sobre a crise econômica e dos portos no setor de comércio exterior de Itajaí”, revelou a insegurança entre os profissionais deste segmento, devido aos efeitos da crise econômica mundial.

Durante as entrevistas constatou-se que os efeitos da crise econômica mundial afetaram mais os negócios dos despachantes e comissárias de despacho do que a paralisação das atividades portuárias. Segundo relatado, a inoperância do porto de Itajaí, apenas dificultou o serviço, pois cargas tiveram de ser transferidas para outros portos, enquanto a crise econômica afetou diretamente as importações e exportações.

Entretanto, foi relatado pelos informantes que existe uma desinformação em relação às obras de recuperação do porto. Alguns afirmaram que “nada de muito claro é informado pela administração portuária.”. As críticas chegaram também ao governo federal. Segundo relato, o programa de incentivo chamado Revitaliza, ainda não foi colocado em prática.

Algumas conclusões são apresentadas no trabalho: A insegurança entre as pessoas que trabalham com comércio exterior em Itajaí é, ainda, muito grande; Mesmo com declarações do governo de que o país está voltando a crescer, ainda existem dúvidas e desconfiança entre os informantes; Todos têm convicção de que a recuperação da economia e a volta do crescimento com índices iguais a 2007 e 2008 será lenta; Existe uma desinformação a respeito das obras de recuperação do porto.

O estudo foi conduzido como aplicação prática da disciplina Teoria e Pesquisa de Opinião Pública e o método utilizado pelos acadêmicos foi entrevista em profundidade.