unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 07/11/24

Etapas físicas do VTMIS estão em fase final nos portos do Rio e Itaguaí

Previsão da PortosRio é que sistema de monitoramento seja instalado até primeiro trimestre de 2025, com investimentos públicos de aproximadamente R$ 30 milhões

A PortosRio, responsável pela gestão dos portos do Rio de Janeiro e de Itaguaí, está implementando o sistema de monitoramento de informações de tráfego de embarcações (VTMIS, na sigla em inglês), que busca ampliar a segurança e a eficiência das operações portuárias. Segundo a autoridade portuária, as etapas físicas do projeto já estão em fase final, com câmeras instaladas e dois dos três radares operacionais. A conclusão da instalação dos radares adicionais – um fornecido pela PortosRio e outro pela Marinha – está em andamento.

O próximo passo será a licitação do software que tornará o sistema plenamente operacional, com previsão de funcionamento no primeiro trimestre de 2025. Esse projeto abrange a instalação de câmeras e radares, a aquisição do software, além da capacitação de profissionais para operar o sistema, somando um investimento estimado em cerca de R$ 30 milhões.

A PortosRio informou à Portos e Navios que, ao entrar em operação, o VTMIS proporcionará monitoramento completo do acesso aos portos, o que trará maior segurança contra práticas ilícitas e aprimorará a segurança na navegação. Além disso, a implementação do sistema deve resultar em melhorias operacionais significativas, contribuindo para a redução dos custos de seguro e aumentando a competitividade dos portos do Rio de Janeiro e de Itaguaí.

Fonte: Revista Portos e Navios