unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 14/02/11

EUA veem o Brasil como alicerce para recuperação

São Paulo – Os Estados Unidos querem duplicar as exportações para o resto do mundo em cinco anos e o Brasil será uma das portas de entrada para auxiliar a recuperação do país norte-americano. A afirmação é do secretário adjunto de assuntos econômicos, energéticos e comerciais dos Estados Unidos, José W. Fernandez. Temos como meta imposta pelo presidente Barack Obama duplicar as vendas ao mundo até 2015 e com isso gerar mais de 2 milhões de empregos nos Estados Unidos, diz.

Questionado sobre o papel do Brasil nessa recuperação, o secretário afirmou que um dos motivos das visitas de representantes ao País e da vinda do próprio presidente americano reside em grande parte no momento econômico do Brasil, na alta demanda consumidora e na recuperação frente à crise financeira.

O Brasil irá nos ajudar com a meta de exportações, um dos exemplos que temos é ligado ao setor de petróleo e gás, que de 2009 para 2010 já cresceu 25% com a compra de equipamentos. Ainda faltam quatro anos, certamente conseguiremos reerguer a economia e superar a meta de Obama, afirmou.

Outro foco de atenção dos EUA no Brasil está relacionado ao enriquecimento de urânio. Fernandez disse que na sua reunião com representantes do governo, em Brasília, foram citadas algumas tecnologias de amplo conhecimento americano e que podem ajudar o País. Ele disse acreditar que os EUA poderão ser grande fornecedor de tecnologia e serviços ao setor. Apenas para manter as plantas já existentes em operação, a expectativa, de acordo com o secretário, é de que o Brasil gaste cerca de US$ 1,5 bilhão por ano.