Presidente da companhia diz que comércio marítimo deve prosperar.
A Evergreen tem previsão de voltar aos lucros ao longo do segundo semestre deste ano. O presidente da companhia, Bronson Hsieh, disse que a indústria marítima em geral deve desfrutar de prosperidade pelo menos até o final de outubro deste ano.
Acreditamos que a baixa temporada não vai desacelerar este ano, disse Hsieh. Segundo ele, o armador de Taiwan deve voltar aos lucros no meio deste ano, ao reforçar os trades entre Ásia e Europa e Ásia e Estados Unidos.
O executivo acredita que as companhias que operam nas rotas europeias já perceberam melhorias a partir de abril e maio, já os concentrados nos comércios transpacíficos foram beneficiados a partir de maio e junho, com a aplicação de sobretaxas na alta temporada.
O mercado entre EUA e Ásia será próspero, até o final de outubro, ainda centrado na reposição de estoques que está sendo realizada desde o final do ano passado, afirmou o executivo.
No entanto, Hsieh alerta que as transportadoras estão enfrentando escassez de contêineres no comércio asiático com a Europa, dada a alta demanda atual. A Evergreen colocará recipientes extras alugados nas rotas para a Europa, disse.
O executivo disse que enquanto a crise atual europeia poderia desacelerar o poder de compra da Europa, a depreciação do euro beneficiará os exportadores europeus. Hsieh ressaltou que no primeiro semestre do ano houve uma mudança na mentalidade das transportadoras, com maior concentração em lucros, em detrimento de market share.