
A Excelerate Energy fechou um contrato de dez anos com a Petrobras para o afretamento do FSRU Sequoia. A unidade opera no Terminal de Regaseificação da Bahia (TR-BA), que está arrendado à companhia norte-americana até 31 de dezembro de 2023. O acordo terá início em 1º de janeiro de 2024.
Este é o segundo contrato firmado entre as duas empresas. O FSRU Experience, abrigado no terminal de regaseificação da Baía de Guanabara (RJ), também foi afretado pela estatal. “Manter uma presença contínua no mercado brasileiro é uma parte fundamental da posição estratégica da Excelerate”, disse a companhia em nota.
Autorizada pela ANP a importar até 30 milhões de m³/dia de GNL, a Excelerate iniciou sua operação no TR-BA em 2021, em meio a uma crise hídrica de proporções históricas. Em seguida, as condições adversas do mercado internacional de GNL adicionaram complexidade à estratégia de comercialização do produto.
Apesar disso, a VP da Excelerate Energy na América do Sul, Gabriela Aguilar, disse ao PetróleoHoje que a empresa pretende permanecer no Brasil, onde atua desde 2012, mesmo que o contrato de arrendamento do TR-BA não seja renovado no fim do ano.
Fonte: Revista Brasil Energia