As taxas de afretamento nos trades transpacífico e entre Ásia e Europa talvez não se recuperem a níveis sustentáveis até que comece a alta temporada, prevista para o terceiro trimestre. De acordo com relatório da Bimco, as companhias devem considerar colocar os navios em lay up para que haja uma recuperação significativa das taxas de afretamento para o próximo trimestre, já que o excesso de capacidade deve minar os esforços para aumentar os valores.
No entanto, a organização reconhece que inativar os navios é algo bem improvável de acontecer. Isso poderia colocar em perigo os ganhos com a temporada de pico mesmo que haja um consumo sólido e uma diminuição nas atuais altas taxas de desemprego. Baixos volumes desencadearam uma competição feroz nos principais trades, incluindo o de Xangai-Europa, afirmou a publicação. Cortes nas taxas estão acontecendo enquanto as companhias se esforçarem para encher seus navios, afirmou o analista Peter Sand.
As taxas para porta-contêineres tem diminuído em todos os principais trades desde julho do ano passado. A Bimco atribuiu o declínio dos valores à superoferta nas principais rotas, à qual chamou de veneno ao mercado de afretamento. O excesso de capacidade deve continuar por todo o ano. Mais dez embarcações de 10.000 Teus (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) foram entregues ao trade Ásia-Europa só em 2011. Contanto com as encomendas atrasadas, a Bimco calcula que ao menos mais 34 navios com capacidade de mais de 10.000 Teus entrarão em operação ainda este ano.