A capacidade saturada do comércio de contêineres tem previsão para término em 2013, de acordo com os últimos relatórios da Alphaliner. A frota ociosa, que atualmente deve ficar em torno de 1,44 milhão de Teus (unidade equivalente a um equipamento de 20 pés), deve continuar por mais dois anos, antes de começar a cair em 2012. A previsão é baseada em um crescimento moderado de 5% no comércio de cargas conteinerizadas durante 2010, aumentando para 7,5% em 2011 e 10% em seguida, explica o relatório.
Porém, a demanda de navios pode aumentar mais rapidamente do que o esperado por conta de dois fatores: aceitação crescente da política de baixa velocidade (encorajada tanto pela economia de combustível quanto pela tentativa de redução de CO2) e uma forte recuperação no comércio entre o Oriente e a Europa, prevê a Alphaliner. Como esta é uma rota de longa distância, o crescimento de volume deve ter um impacto maior na demanda de tonelagem em relação a outros tráfegos.
A entrega de novos equipamentos deve atingir a capacidade de 1,54 milhão de Teus este ano, 43% a mais que o total de entregas de 2009. A frota mundial pode crescer 9,9%, levando em consideração uma previsão de desmanche equivalente a 250 mil Teus.