O projeto que o Exército está elaborando para a reconstrução do Porto de Itajaí poderá ser conhecido hoje. A expectativa é que a divulgação seja feita durante um protesto que está sendo organizado pelos trabalhadores do porto, a partir das 11h.
A senadora Ideli Salvatti (PT), uma das principais defensoras da participação dos militares nas obras, espera receber o projeto logo no começo da manhí. A divulgação deve ser feita diante dos trabalhadores do porto.
Eu tenho um sinal do general de brigada que está cuidando do pedido de que amanhí o projeto estará pronto. Assim que estiver com ele em mãos, vou divulgar para os trabalhadores afirmou a petista.
Segundo a senadora, o Exército teria se comprometido em encaminhar o projeto, ao mesmo tempo, para a Secretaria Especial de Portos.
Ainda ontem, a assessoria de imprensa da secretaria afirmou que, até a próxima semana, o projeto deverá estar formalmente aprovado. A assessoria ainda informou que as discussões em torno da proposta já foram concluídas e que apenas estão sendo feitos os últimos ajustes.
O Exército foi procurado pelo ministro dos Portos, Pedro Britto, por já ter atuado nas obras do Porto de São Francisco do Sul, no Litoral Norte do Estado. Na última segunda-feira, uma equipe de engenheiros da força esteve em Itajaí conferindo a situação no local. As obras estão paralisadas desde o começo de julho, quando foram detectados problemas no projeto que elevariam o custo.(Fonte: Diário Catarinense)