unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 02/02/10

Exportação do agronegócio aos árabes cresce 14%

As exportações do agronegócio brasileiro aos países árabes renderam US$ 6,86 bilhões no ano passado, um aumento de 14% sobre 2008, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior compilados pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Na mesma comparação, as vendas totais do setor caíram 9,8%.

“Isso é emblemático, [a exportação] só cresceu para países em desenvolvimento”, disse à ANBA o diretor do Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Eduardo Sampaio Marques. Ele destacou também o aumento dos embarques para Ásia e África. “É o sinal de algo que já vinha ocorrendo faz algum tempo no Brasil, que é a diversificação de mercados”, acrescentou.

Em um ano de crise financeira, que afetou o comércio internacional, ocorreram mudanças significativas na participação de blocos econômicos e geográficos como destinos das exportações agropecuárias do país. O Oriente Médio, por exemplo, subiu da quarta para a terceira posição como principal mercado, assim como a Ásia tomou o lugar da União Européia como primeiro.