As exportações fluminenses cresceram 47% e as importações 14%, o que resultou no saldo comercial três vezes superior ao registrado em 2010. Segundo o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), entre todas as cidades do país, Angra dos Reis alcançou o maior volume de exportações no ano, com USD 987 milhões.
No ano passado, a cidade havia liderado o ranking de exportações e o produto mais destacado na exportação de Angra dos Reis é o petróleo. Além disso, a cidade registrou o maior superávit em janeiro de 2012 entre todas as cidades do Brasil, com USD 749,2 milhões.
Procurado pelo NN, o secretário Municipal de Fazenda, Jorge Irineu Costa, respondeu sem surpresas os últimos resultados do município. Sobre o cenário atual da indústria petrolífera na cidade, Jorge Irineu, ressaltou a proximidade com a Bacia de Santos.
Para o secretário, Angra tem espaço para abrigar mais empresas com a ascensão da economia e do setor de petróleo e gás. Em razão dessa localização favorável, a francesa Tecnip, instalou-se no Porto que está executando o Projeto de ampliação da área para atendimento offshore.