A Portonave S/A – Terminais Portuários de Navegantes prevê um aumento de 15% nas exportações de tabaco em relação ao ano passado, quando embarcou 8.881 TEUs do insumo para o exterior. Bélgica, Reino Unido e Alemanha são os principais destino da carga. Segundo a companhia, a previsão de aumento nas exportações é influenciada pela expectativa de comercialização positiva da safra por parte das empresas fumageiras que embarcam as cargas pelo Terminal de Navegantes. A safra de tabaco deste ano começou a ser exportada por meio da Portonave na segunda quinzena de junho.
Segundo o diretor-superintendente operacional da Portonave, Renê Duarte, o volume movimentado pela Portonave no ano passado representou 65% do total de tabaco exportado pelo estado de Santa Catarina e 17% dos embarques no Brasil. “Cada vez mais, estamos nos firmando como o principal terminal catarinense exportador de tabaco”, diz.
No ano passado, o Brasil exportou 503 mil toneladas e US$ 2,73 bilhões de tabaco, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Secretaria de Comércio Exterior (MDIC/SECEX). O produto totalizou 1,4% das exportações brasileiras neste perãodo e, em Santa Catarina, representou 11,5% das exportações, segundo o Sindicato da Indústria do Tabaco da Região Sul do Brasil (SindiTabaco).