As exportações gerais da Europa para Ásia, America do Norte, Índia, Oriente Médio e Australásia/Oceania registraram queda em agosto, de acordo com informações da Container Trade Statistics. Por sua vez, as importações de produtos oriundos da maioria das regiões para o continente europeu cresceram, com exceção da Índia e Oriente Médio.
Os resultados para a América do Sul continuam positivos, com o percentual de exportações europeias crescendo 2% a partir de julho, e as importações sul-americanas para a Europa com alta de 5% no mesmo perãodo.
Já as exportações da Europa para a Ásia mantiveram a tendência de queda iniciada em Abril. A movimentação decaiu 5,6% em relação ao mês de julho, e 5,9% em comparação a julho de 2009.
Contudo, os portos do Mediterrâneo registraram números de exportação melhores do que os do norte do continente europeu, obtendo uma média de resultados positivos em julho.
As exportações para Austrália e Oceania caíram 10,4% ante julho, enquanto que as importações oriundas da mesma região aumentaram em 1,5%, 24,67% a mais que em 2009.
Em agosto, os carregamentos europeus para Índia e Oriente Médio diminuíram 1% ante julho, mas o resultado é 5% maior do que o mesmo perãodo apresentado no exercício anterior.
As importações europeias da América do Norte registraram alta de 6,8% entre julho e agosto, 8,9% de incremento em relação a agosto do ano passado. Por outro lado, as exportações do continente europeu para a América do Norte caíram 8% no mesmo perãodo.