unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 15/07/10

Exportadores de olho na Ásia

O continente asiático é atualmente o destino com maior potencial para receber produtos brasileiros. No primeiro semestre de 2010, os países da Ásia compraram 24,4% mais artigos nacionais que o mesmo perãodo do ano passado.

Isso fez com que a região se tornasse a principal importadora de bens produzidos no País, com uma participação de 27,3% nas exportações nacionais. As potencialidades do mercado asiático é um dos temas das diversas palestras que integram a programação do Encontro de Comércio Exterior (Encomex) do Recife, que começou ontem e termina hoje, no Centro de Convenções de Pernambuco.

Mostrando ainda uma recuperação econômica mais rápida que a dos Estados Unidos e da União Europeia, as nações asiáticas se apresentam como mercados consumidores propícios para empresários pernambucanos, especialmente os dos setores de alimentos (frutas frescas, sucos, concentrados, doces e açúcar) e de tecnologia da informação (TI).

Seguindo a trajetória nacional, o Estado também ampliou suas exportações para a Ásia no primeiro semestre de 2010. Afora o açúcar (26,1 mil toneladas enviadas, 30 vezes mais que as 864 toneladas exportadas nos primeiros seis meses de 2009), blocos de granito, mangas, sucos, pedaços e miudezas de aves, borracha e couro de bovinos registraram crescimento.