unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 30/06/10

Exxon e Shell podem comprar a BP

Empresas têm modelos de negocios e ativos que podem enfrentar um risco político menor.

A Exxon Mobil e a Royal Dutch Shell poderão considerar uma oferta para a compra da British Petroleum (BP), uma vez que têm modelos de negocios e estruturas globais de ativos similares e enfrentariam um risco político menor em uma possível combinação com a petroleira britânica, segundo informação do banco britânico JPMorgan Cazenove.

Além disso, segundo ainda o JPMorgan, o tamanho e a força do balanço da Exxon Mobil, que já provou ter capacidade de concluir uma grande operação com sucesso, permitiria que a empresa tomasse qualquer oferta pela BP mais atraente com um componente de dinheiro significativo.

Enquanto isso, a British Petroleum continua buscando empréstimos bancários para financiar seus esforços para pagar indenizações e multas relacionadas ao vazamento de petróleo no Golfo do México, iniciado em 20 de abril. A companhia britânica teria entrado em contato com Goldman Sachs, JPMorgan Chase, Citigroup e Bank of America, na tentativa de obter entre US$ 5 bilhões e US$ 10 bilhões por meio de linhas adicionais de crédito e de uma emissão privada de dívida.

Shell descobre
A petroleira anglo-holande-sa Shell comunicou à Agência Nacional do Petróleo (ANP) ter encontrado indícios de petróleo abaixo da camada de sal no norte da Bacia de Campos. O poço, que tem o nome técnico de 3SHEL22ESS, está sendo perfurado na concessão Parque das Conchas, onde a empresa] á produz óleodopós-sal.

A companhia informou que o comunicado foi feito por força da legislação brasileira, mas ainda não há detalhes sobre volumes ou qualidade do óleo. O poço, diz a empresa, continua em avaliação.

O Parque das Conchas fica no norte da Bacia de Campos, em frente ao litoral capixaba, e está entre o complexo petrolífero Parque das Conchas, onde a Petrobras já produz petróleo do pré-sal (no campo de Jubarte) e as descobertas do projeto Wahoo, feitas pela norte-americana Anadarko na região. Em abril, a Shell já havia comunicado a descoberta de indícios de petróleo no mesmo poço, mas acima da camada de sal. A companhia anglo-holandesa é parceira da Petrobras no projeto.