
A ExxonMobil anunciou, na quinta-feira (7/10), uma nova descoberta no poço Cataback-1, localizado no bloco Stabroek, no offshore da Guiana. A 24º descoberta da companhia naquela área eleva suas estimativas de recursos naquele bloco para aproximadamente 10 bilhões de boe.
Segundo a Exxon, a perfuração aconteceu a uma profundidade de 1.807 metros, onde foram constatados 74 metros de hidrocarbonetos em reservatórios de arenito. A sonda responsável pela perfuração foi a Noble Tom Madden.
A última descoberta no bloco Stabroek foi realizada em setembro, onde foram identificados hidrocarbonetos nos poços Pinktail e Turbot-2. Anteriormente, a Exxon anunciou a perfuração do poço Whiptail-1, realizada em julho de 2021, do poço Longtail-3 em junho, e do poço Uaru-2, realizada em abril.
Potencial exploratório
Conforme já publicado pelo PetróleoHoje, a Rystad Energy estima que US$ 85 bilhões serão investidos em atividades de E&P na Guiana e Suriname no período de 2021-2030. Desse valor, 75% deve ser alocado na Guiana, com 10% dedicados à exploração.
Atualmente, a Exxon possui seis navios-sonda operando nas águas da Guiana. Dos 30 poços exploratórios perfurados na Guiana entre 2016 e 2020 , 98% foram no bloco Stabroek, operado pela Exxon.
A atividade exploratória da Guiana segue como prioridade no portfólio da ExxonMobil. A major é operadora de três blocos no país – Stabroek (45% de participação, em parceria com a Hess e a CNOOC), Canje (35%) e Kaieteur (35%).
Fonte: Revista Brasil Energia