A ExxonMobil realizou mais três descobertas na porção sudeste do bloco Stabroek, no offshore da Guiana. Os indícios de hidrocarbonetos foram identificados nos poços Barreleye-1, Patwa-1 e Latanani-1, em colunas de 70 m, 33 m e 35 m de arenito, respectivamente.
Com as cinco descobertas realizadas neste ano, a Exxon elevou a estimativa de recursos de Stabroek para 11 bilhões de barris de óleo recuperável. Segundo Liam Mallon, presidente da ExxonMobil Upstream Company, elas “ajudarão a informar nossos [da Exxon] futuros planos de desenvolvimento para a parte sudeste do bloco”.
Atualmente, a Exxon possui quatro projetos na Guiana. Na Fase 1 de Liza, o FPSO Liza Destiny está produzindo aproximadamente 130 mil bpd; a Fase 2, por sua vez, entrou em produção em fevereiro deste ano com o FPSO Liza Unit, cuja capacidade é de 220 mil bpd; já o terceiro projeto, denominado Payara, deve ser iniciado no final de 2023 com o FPSO Prosperity, que está sendo construído pela SBM. Por fim, o quarto projeto é o Yellowtail, cujo início da produção está previsto em 2025 por meio do FPSO One Guyana.
O bloco Stabroek é operado pela Esso Exploration and Production, afiliada da Exxon, com 45% de participação, em parceria com a Hess (30%) e a CNOOC (25%).
Fonte: Revista Brasil Energia