unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 28/04/22

Exxon realiza mais três descobertas na Guiana


ExxonMobil realizou mais três descobertas na porção sudeste do bloco Stabroek, no offshore da Guiana. Os indícios de hidrocarbonetos foram identificados nos poços Barreleye-1, Patwa-1 e Latanani-1, em colunas de 70 m, 33 m e 35 m de arenito, respectivamente.

Com as cinco descobertas realizadas neste ano, a Exxon elevou a estimativa de recursos de Stabroek para 11 bilhões de barris de óleo recuperável. Segundo Liam Mallon, presidente da ExxonMobil Upstream Company, elas “ajudarão a informar nossos [da Exxon] futuros planos de desenvolvimento para a parte sudeste do bloco”.

Atualmente, a Exxon possui quatro projetos na Guiana. Na Fase 1 de Liza, o FPSO Liza Destiny está produzindo aproximadamente 130 mil bpd; a Fase 2, por sua vez, entrou em produção em fevereiro deste ano com o FPSO Liza Unit, cuja capacidade é de 220 mil bpd; já o terceiro projeto, denominado Payara, deve ser iniciado no final de 2023 com o FPSO Prosperity, que está sendo construído pela SBM. Por fim, o quarto projeto é o Yellowtail, cujo início da produção está previsto em 2025 por meio do FPSO One Guyana.

O bloco Stabroek é operado pela Esso Exploration and Production, afiliada da Exxon, com 45% de participação, em parceria com a Hess (30%) e a CNOOC (25%). 

Fonte: Revista Brasil Energia