unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 10/06/21

ExxonMobil anuncia 20ª descoberta na Guiana

FPSO Liza Destiny

ExxonMobil anunciou, na quarta-feira (9/6), sua 20ª descoberta na Guiana, no prolífico bloco Stabroek. A perfuração do poço Longtail-3 encontrou coluna de óleo (net pay) de 70 m, incluindo novos reservatórios com hidrocarbonetos de alta qualidade, abaixo dos intervalos de descoberta de Longtail-1. O poço foi perfurado pela sonda Stena DrillMAX a 1,86 km de profundidade.

Em nota, o vice-presidente sênior exploração e novos negócios da ExxonMobil, Mark Cousins, declarou que “Longtail-3, combinado com nossa recente descoberta em Uaru-2, tem o potencial de aumentar nossa estimativa de recursos dentro do bloco Stabroek, demonstrando maior crescimento deste recurso de classe mundial e nossas oportunidades de desenvolvimento de alto potencial na costa da Guiana”.

Guiana é uma das prioridades da ExxonMobil, que, no primeiro trimestre de 2021, adicionou duas novas sondas à sua campanha exploratória no país, com a previsão de perfurar 15 novos poços. O navio Stena DrillMAX partirá para a perfuração em Whiptail-1, enquanto o Noble Sam Croft dará suporte à Fase II do desenvolvimento de Liza, no bloco Stabroek.

Segundo a companhia, considerando os dados da descoberta recente de Uaru-2 e do poço de avaliação Mako-2, há potencial para um quinto FPSO na área.

A primeira descoberta comercial da petroleira no país foi feita em 2015, no poço Liza-1, dando origem ao campo de Liza, no bloco Stabroek. O campo entrou em produção no final de 2019 pelo FPSO Liza Destiny, da SBM, com extração de 120 mil barris de óleo por dia no segundo trimestre deste ano.

Prevê-se ainda a entrada em produção da Fase II de desenvolvimento de Liza, em 2022, o desenvolvimento de Payara, cujo primeiro óleo está previsto para 2024, e o projeto Yellowtail, que vai desenvolver conjuntamente os campos de Yellowtail e Redtail a partir de 2025. Todos os ativos estão localizados no bloco Stabroek, que tem área de 26,8 km².

Tag: Escritório de advocacia de óleo e gás, energia, advogado de óleo e gás, escritório de advocacia no Rio de Janeiro, escritório de advocacia no Rio de Janeiro, advogado RJ, escritório de advocacia em Brasília, escritório de advocacia em Vitória e escritório de advocacia em São Paulo

Fonte: Revista Brasil Energia

Leia mais