unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 21/09/20

ExxonMobil contrata base de apoio

Contratação é direcionada à campanha de perfuração exploratória, que contará com duas bases de apoio distintas

A Niport dará apoio offshore à campanha de perfuração exploratória da ExxonMobil no Brasil, em 2021. O grupo venceu, recentemente, o bid da petroleira norte-americana para fazer a operação logística em duas frentes distintas, uma no Rio de Janeiro para apoiar as atividades na Bacia de Santos e outra no Nordeste, direcionada aos trabalhos que serão realizados na Bacia de Sergipe-Alagoas.

O apoio do Rio de Janeiro será feito através da base logística já existente da Niport, localizada em Niterói (RJ). Para executar a operação logística da campanha na Bacia de Sergipe-Alagoas, a empresa montará uma base em Maceió (AL), que irá demandar investimentos de R$ 15 milhões a R$ 20 milhões.

Programada para o primeiro trimestre de 2021, a campanha da ExxonMobil será executada pelo navio-sonda da Seadrill, West Saturn, que iniciará os trabalhos em Titã, área da Bacia de Santos arrematada no 5º Leilão de Partilha. O contrato firmado com a empresa norueguesa prevê a perfuração de dois poços firmes e pelo menos mais três contingentes.

A Niport já iniciou os trabalhos de mobilização nas duas áreas. Na próxima semana, a base do Rio de Janeiro começará a receber os primeiros equipamentos da ExxonMobil direcionados à campanha de Titã.

A base do Nordeste será instalada na área do Porto de Maceió, ocupando uma área de cerca de 15 mil m² e sendo equipada com cais de 150 m lineares. O cronograma do projeto exige que a base de Maceió esteja operacional na primeira quinzena de março. Embora esteja sendo montada em função do contrato da ExxonMobil, nada impede que a nova instalação possa vir atender outras operadoras com ativos no Nordeste.

O contrato com a ExxonMobil reforça a atuação da Niport. A base da empresa no Rio de Janeiro já atende à Shell, Equinor, Dommo e Halliburton, mantém ainda outros contratos spot.

Nos últimos meses, a petroleira norte-americana vem agilizando os processos de contratação de sua primeira campanha de perfuração no Brasil a ser realizada após a retomada dos leilões. Além do recente negócio com a Niport e o afretamento do navio-sonda West Saturn, a ExxonMobil contratou a C-Innovation para afretamento de um ROV e a Baker Hughes, que prestará serviços de perfuração, wireline, fluidos, cimentação e pescaria.

Embora o número de poços firmes seja pequeno, a campanha de perfuração da ExxonMobil poderá ser longa, caso os resultados sejam satisfatórios. A contratação do West Saturn exige que a unidade fique disponível no Brasil por três anos.

Depois de concluída a campanha firme, o navio-sonda ficará no país sem receber taxa diária, podendo ser ofertado em outras licitações. Caso a Seadrill consiga alocar a unidade em outro projeto, a ExxonMobil precisará ser consultada, podendo exercer o direito de preferência, vinculado à retomada do pagamento da taxa diária, ainda que a unidade fique parada.

O modelo de contratação da unidade é atribuído às perspectivas de trabalho da petroleira no Brasil. A ExxonMobil opera 19 projetos nas bacias de Santos, Campos, Sergipe-Alagoas e Ceará, tendo em curso processos de licenciamento ambiental no Ibama para 15 ativos, com projeção de perfuração de 17 poços exploratórios somente nas bacias de Campos e Santos.

Fonte: Revista Brasil Energia