
A ExxonMobil e Qatar Energy vão comercializar, de forma independente, o GNL produzido no Golden Pass LNG, terminal localizado no Texas (EUA). De acordo com as empresas, os insights exclusivos e o marketing independente “atenderão melhor os clientes a jusante, ao mesmo tempo em que atendem ao aumento da demanda global”.
A major americana irá comercializar 30% dos volumes por meio de sua subsidiária ExxonMobil LNG Asia Pacific (EMLAP), enquanto a Qatar Energy comercializará os 70% restantes. Ambas utilizavam antes a joint venture Ocean LNG para comercializar volumes de Golden Pass aos clientes.
As duas empresas continuaram os investimentos da expansão do Golden Pass durante a pandemia do Covid-19, deixando-o dentro do prazo esperado. Esta expansão irá adicionar “nova capacidade de GNL, criará milhares de empregos e gerará bilhões de dólares de crescimento econômico para a região”, conforme as empresas divulgaram no comunicado. A previsão de inicio da produção de GNL está prevista para 2024.
Até 2030, a ExxonMobil planeja quase dobrar a oferta de GNL, a partir do começo da operação de projetos de baixo custo e eficientes em capital, como a expansão da Golden Pass. “A comercialização independente desses volumes do Golden Pass gerará maior valor e flexibilidade em todo o crescente portfólio global de GNL da ExxonMobil”, segundo o diretor de GNL da ExxonMobil, Peter Clarke.
Fonte: Revista Brasil Energia