– O conglomerado japonês Hitachi iniciou oficialmente as operações em larga escala em sua nova fábrica de vagões ferroviários em Hagerstown, no Estado de Maryland, no leste dos Estados Unidos, anunciou a empresa na segunda-feira (08).
A empresa investiu US$ 100 milhões na instalação, tornando-a a maior fábrica de material rodante da Hitachi na América do Norte. A nova fábrica conta com tecnologias digitais, como inteligência artificial, além de um robô semelhante a um cachorro, que realizará a inspeção de qualidade. A instalação reflete a crescente demanda por veículos de transporte urbano nos Estados Unidos e uma mudança para a produção local.
A unidade de Hagerstown, revelada aos acionistas na segunda-feira, tem capacidade de produção de 20 vagões por mês e empregará 1.300 pessoas, incluindo contratações diretas. Ela substituirá a fábrica existente da Hitachi em Miami (Flórida) e servirá como o principal centro de montagem da empresa para a América do Norte.
A fábrica produzirá principalmente vagões de metrô para mercados urbanos, incluindo veículos para o Baltimore Metro SubwayLink em Maryland, a Autoridade Metropolitana de Transporte de Washington e a Autoridade de Transporte do Sudeste da Pensilvânia.
A fábrica está equipada com as tecnologias digitais mais avançadas do Grupo Hitachi. Com cerca de 30% do investimento da fábrica direcionado para tecnologias digitais, o local servirá como campo de testes para soluções em diversos setores, incluindo o ferroviário.
O robô de quatro patas da nova fábrica foi criado pela empresa americana Boston Dynamics. Equipado com câmeras de alta sensibilidade, ele inspeciona a qualidade da superfície dos vagões e usa inteligência artificial para analisar imagens de câmeras de dentro das instalações para aumentar a segurança. O chão da fábrica em si não possui trilhos — os veículos são movimentados por sistemas de transporte automatizados, proporcionando maior flexibilidade. Uma pista de testes externa também foi instalada para a realização de testes.