unitri

Filtrar Por:

< Voltar

ESG | Tendências para 2024 - 08/01/24

Fase de transição do CBAM (Carbon Border Adjustment Mechanism) já impactam exportadores de commodities

Dentro do Objetivo 55 (Fit for 55) para atingimento das suas metas climáticas, a União Europeia criou o CBAM (Carbon Border Adjustment Mechanism), criando uma taxa de carbono para precificação de determinadas commodities/produtos (cimento, ferro, aço, alumínio, adubos, fertilizantes, eletricidade ou hidrogénio de fora) importados de países fora da União Europeia.

A fase transitória começou em 1º de outubro de 2023 e vai até o final de 2025.  Nesta fase, as empresas europeias terão que informar sobre as emissões embutidas em suas importações sujeitas ao mecanismo, sem pagamento de qualquer ajuste financeiro, mas no intuído que elas se preparem para a fase seguinte, quando a taxa de carbono passará a ser cobrada em 2026.

Espera-se que, nesse período de transição, os reguladores ajustem a metodologia definitiva para a cobrança da taxa de carbono. Ao tempo que se adaptam às novas regras e exigências de seus clientes, as empresas brasileiras que exportam ou pretendem exportar essas commodities/produtos à União Europeia devem também se preocupar em rastrear as emissões de sua produção.