
A empresa Biogas Västra Skaraborg AB, uma empresa de capital fechado, com sede em Vara, no condado de Västra Götaland, Suécia, criada por cento e treze fazendeiros e empresários locais da região de Västra Skaraborg, inicou a construção de uma usina de grande porte para a produção de biometano e bio-GNL.
A usina processará aproximadamente 370.000 toneladas por ano de resíduos gerados na criação de suínos e bovinos e outros resíduos agrícolas vindos de fazendas nas municipalidades de Grästorp, Essunga e Vara. A capacidade de produção de biometano é de até 70 GWh que ser inteiramente liquefeito (bio-GNL). A distribuição do bio-GNL será feita pela empresa Redo Biosolutions AB, que vai usá-lo para descarbonizar o transporte rodoviário na Suécia.
Esta empresa é especializada em biometano, tanto na produção como comercialização, incluindo infraestrutura e distribuição de gás, para a descarbonização da indústria, do transporte terrestre e do setor marítimo. A planta terá cinco digestores separados para otimizar o tempo de retenção dos diferentes substratos com capacidade de fermentação de 32.000 m³. Como não poderia deixar de ser, a usina também produzirá biofertilizante (digestato) a partir dos resíduos gerados nos biodigestores.
A programação é que o início de operação ocorra final de 2026. O custo estimado do projeto é de cerca de 375 milhões de coroas suecas, correspondendo a cerca de US$ 39 milhões. O projeto recebe apoio do programa Klimatklivet (Climate Step), do governo sueco, que financia iniciativas que reduzem permanentemente emissões de gases estufa. Um aspecto relevante do projeto é a logística de suprimento dos resíduos agrícolas para a usina e a entrega do biofertilizante às fazendas.
Embora ainda não tenham sido divulgados detalhes sobre essa logística, destaca-se que haverá a movimentação de resíduos e/ou biofertilizantes envolvendo 113 fazendas, sendo tecnicamente viável o uso de bio-GNL como combustível para os caminhões-tanque. Este projeto se destaca por evidenciar, de forma integrada, a viabilidade técnica, econômica, logística, ambiental e jurídica da produção de biometano a partir da biomassa proveniente de múltiplos produtores, reunida em uma planta centralizada. Assim, representa um modelo de referência aplicável a futuros projetos no Brasil.
1 Advogado do escritório Kincaid Mendes Vianna. O escritório é membro do Biogas Club.
Tags: Biogas, Biometano, biometanopelomundo, energiarenovável, suécia
Fonte: Cibiogas