unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 02/12/15

Fevereiro de 2016 é a data prevista para retomada da hidrovia Tietê-Paraná

Em jantar de 50 anos da Associação Nacional de Exportadores de Cereais (Anec), no qual São Paulo recebeu o prêmio de maior Estado exportador do Brasil, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Arnaldo Jardim, divulgou três ações atualmente em negociação para melhorar o escoamento da produção brasileira pelo Porto de Santos.

De acordo com o secretário, o Governo do Estado de São Paulo pretende baratear os pedágios no sistema Anhanguera/Bandeirantes, reassumir a Ferrovia Tietê-Paraná e concluir as obras do Ferroanel no entorno da capital paulista. “São questões muito objetivas, notícias que impactam muito positivamente a nossa competitividade na exportação de cereais, particularmente soja e milho”, ressaltou Arnaldo Jardim, que representava o governador Geraldo Alckmin no evento junto ao setor agropecuário.

Outra notícia divulgada pelo secretário foi a retomada das atividades da hidrovia Tietê-Paraná, prevista para fevereiro de 2016, depois de 22 meses de paralisação (desde maio de 2014), por conta da crise hídrica, que levou o Operador Nacional do Sistema (ONS) priorizar a água para geração de energia elétrica.

Desde o fechamento da hidrovia, oito milhões de toneladas de produtos que seriam transportados pelos rios acabaram sendo transferidas para as rodovias, o que aumentou o custo do escoamento de itens. “O governador teve um sinal positivo da ONS e nós temos uma grande probabilidade de retomar a operação”, destacou Arnaldo Jardim.

A iniciativa de baixar os pedágios no sistema Anhanguera/Bandeirantes depende de uma ação judicial na qual o Governo do Estado pede a anulação de aditivo de contrato firmado em 2006 com a atual responsável pelas vias, a CCR AutoBan, que prorroga a concessão de 2018 para 2026. A empresa solicitou o aditivo, justificando que precisava recompor perdas financeiras decorrentes do contrato, caso que permite à concessionária estender o tempo de licença ou aumentar o valor das tarifas. De acordo com Arnaldo Jardim, o Governo já venceu em primeira instância e está otimista para vencer definitivamente a causa – o que pode criar um quadro favorável à diminuição dos preços dos pedágios.

Quanto à conclusão do Ferroanel em São Paulo, o secretário disse que esta acaba de ser negociada, no dia 25 de novembro, com o ministro dos Transportes, em acordo que envolveu autoridades e concessionárias. A exemplo do Rodoanel, o Ferroanel circundará a cidade de São Paulo, fazendo com que as composições escoando a produção agropecuária não mais disputem os trilhos com os trens de passageiros ou tenham que obedecer restrições de horários.