O diretor-geral da ANTAQ, Fernando Fialho, participou em 22 de setembro do 5º Fórum Brasil de Comércio Exterior 2010 em Santos, São Paulo. Fialho destacou a importância do Plano Geral de Outorgas (PGO) para o setor portuário nacional.
Durante palestra, o diretor da Agência citou as vantagens do estudo: “Planejamento estratégico para o setor; tem como fonte o PNLT; considera aspectos ambientais em seu mapeamento; indica áreas para expansão e ampliação das instalações portuárias existentes; permite a divulgação clara das políticas de fomento e desenvolvimento.”
Fialho lembrou que o PGO identificou 19 novas áreas e 45 subáreas para expansão e ampliação das instalações portuárias existentes. O diretor ressaltou que o estudo passará por revisão a cada dois anos.
O diretor-geral da ANTAQ enfatizou também as potencialidades hidroviárias do Brasil. “O Brasil conta com 13 mil quilômetros de vias utilizadas economicamente. Mas a extensão total das águas superficiais flúvio-lacustres chega a 63 mil quilômetros”, ressaltou.
Fialho disse, ainda, que “a matriz de transporte brasileira é inversamente proporcional à economia de custos, pois privilegia o transporte rodoviário em relação aos marítimo e ferroviário. Os modais de transportes não são concorrentes, mas complementares entre si”, afirmou o diretor, ressaltando que o modal aquaviário emite menos gás carbônico do que o rodoviário.
Codesp e terminais
Em 21 de setembro, Fialho participou de uma reunião com autoridades da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), na sede da entidade. A diretoria da autoridade portuária apresentou à comitiva da Agência alguns dados sobre a movimentação de carga no Porto de Santos.
A expectativa da Codesp é que o Porto de Santos movimente 94 milhões de toneladas até o final de 2010. Em 2009, esse número foi de 83 milhões de toneladas. “Estamos trabalhando para o porto crescer e para melhorar sua infraestrutura”, disse o presidente da Codesp, José Roberto Serra, que acredita que o porto movimente 230 milhões de toneladas em 2024.
O Porto de Santos movimenta carga de todos os estados brasileiros. Além disso, é responsável por 1/4 da balança comercial brasileira e o maior exportador de açúcar e suco de laranja do mundo. O porto conta, atualmente, com 60 berços de atracação e 13km de cais.
Depois da reunião na Codesp, Fialho realizou uma série de visitas técnicas pelos terminais do Porto de Santos. O diretor-geral visitou o T-Grão, o Marimex, o Tecondi, o Rodrimar e o Deicmar.
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