Formar um eixo logístico exportador entre Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo, e implementar uma política conjunta de comércio internacional, focada nas exportações por parte das empresas de pequeno porte, com apoio a cooperações econômicas internacionais envolvendo o projeto Exporta Mais Marítimo. Esse é o objetivo do Termo de Cooperação Técnica, que será discutido amanhí (3) pelos estados envolvidos, na Casa da Indústria.
Às 9 horas, serão apresentadas as ações em comércio exterior dos parceiros do projeto (Centro Internacional de Negócios da Fieg, Sebrae, Banco do Brasil e Correios). Logo em seguida, às 10h15, será explanada a proposta do Corredor de Exportação Centro-Leste, envolvendo os três estados citados. A previsão de encerramento dos debates é às 12h30. Depois, o grupo deverá seguir para visita ao Porto Seco de Anápolis.
Programa Exporta Mais Marítimo – Considerado inovador, o Programa promove a cooperação descentralizada internacional e interfederativa na área do desenvolvimento econômico e portuário. Ele tem a finalidade de criar alternativas para que pequenos e médios empresários, que, por exemplo, possuem carga de valor agregado e peso alto, possam exportar pelo modal marítimo de forma simplificada, com baixo custo e menos burocracia. Atualmente, essas operações entram no processo convencional de exportação e são prejudicadas pelo excesso de burocracia.
O Programa permitirá ainda que os empresários exportem diferentes quantidades de mercadorias, já que o envio das cargas é feito em contêineres compartilhados, com valor de até US$ 50 mil por remessa. A exemplo do Exporta Fácil, dos Correios, via transporte aéreo, a ideia é que as empresas também possam utilizar a Declaração Simplificada de Exportação (DSE).
SERVIÇO:
Pauta: Fieg sedia discussão sobre Corredor de Exportação Centro-Leste
Data: 03/05/2012
Horário: a partir das 9 horas
Local: Casa da Indústria – Av. Araguaia, 1.544 – Ed. Albano Franco – Casa da Indústria – Goiânia – GO