unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 21/11/11

Finalizada 1ª fase de implantação do gás natural na Via Costeira

Mais rentabilidade para o setor do turismo. É com esse objetivo que a Companhia Potiguar de Gás (Potigás) iniciou as obras da extensão do gasoduto da Via Costeira. São 12 quilômetros, beneficiando hotéis, restaurantes e condomínios residências que ocupam proximidades da obra que será abastecida por gás natural. Estão previstas cinco fases, a primeira iniciada em setembro, foi concluida na primeira quinzena de novembro. Todo o processo será finalizado até 2013.

Durante toda a obra, a Potigás irá primar pelo bem estar de quem circula pela via. Com a equipe de limpeza atenta, a companhia vai manter calçadas e vias públicas limpas para livre circulação de pedestres e motoristas. Além desse cuidado, os engenheiros da Potigás irão trabalhar com a abertura mínima para que seja feita a intervenção, utilizando a técnica de furo direcional. “Nesta técnica apenas uma vala no início e outra no final do trecho é aberta, tudo isso para que a população não seja prejudicada durante as obras”, disse o diretor Técnico e Comercial da Potigás, Antônio Carrilho.

O diretor também destaca que a cada final de tarde de trabalho, a equipe irá fechar a vala trabalhada, para que durante a noite e nos finais de semana, natalenses e turistas não corram nenhum transtorno. Outro ponto forte é a manutenção do calçadão, inclusive nos trechos não afetados pelas obras. A equipe da Companhia irá consertar falhas nas calçadas.

A implantação de fornecimento de gás natural beneficia turistas e população local. Barateia os gastos de energia, além de ser uma fonte 95% segura e limpa, e ainda valoriza o principal corredor turístico do Rio Grande do Norte.

Habib Chalita, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH), confirma os beneficios do gás natural. “O uso do gás natural nos hotéis representa uma menor dependência da rede elétrica, reduz custos, além de diminuir a emissão de poluentes. A energia é o segundo maior custo do hotel, portanto, qualquer redução significativa nessa área representa ainda mais recursos para investimento em melhorias e nos serviços oferecidos aos hóspedes. Além de ser prático e seguro”, finaliza.

O projeto foi aprovado pela governadora Rosalba Ciarlini e o setor hoteleiro só teve o que comemorar. O custo de energia é o segundo maior nos hotéis, e com o fornecimento de gás natural, irá baratear em até 40%. Além da geração de energia elétrica, o gás natural poderá ser utilizado no aquecimento de água, na climatização dos ambientes e nas lavanderias.

Para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Norte (Sinduscon-RN), Arnaldo Gaspar Júnior, a obra representa muitas vantagens para o setor e a realização de um sonho. “É uma realização muita solicitada por toda hotelaria da Via Costeira. Desde 2001 participei de várias reuniões, mas só agora vi o sonho ser realizado. Estou feliz por ver a concretização, representando economia em um combustível limpo”, comentou.

Saulo Carvalho, diretor presidente da Potigás, afirma que esta implantação só tem a crescer no Estado, por ser um serviço sustentável e focando no desenvolvimento da cidade através da Copa do Mundo de 2014. “O gasoduto atende todas as necessidades dos hotéis, e com a copa, esses hotéis servirão de espelho como exemplo de uma utilização de energia limpa”, conclui Saulo.