unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 28/11/25

Findes busca parcerias na Europa para descomissionamento no ES

Missão inclui agendas na Escócia e na Noruega. De acordo com o presidente da federação, Paulo Baraona, o Espírito Santo reúne as melhores condições para sediar a indústria de descomissionamento offshore

Comitiva da Findes no UK-Brazil Offshore Decommisioning Business Forum (Foto: Divulgação Findes)

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) lidera, entre os dias 24 e 28 de novembro, uma missão à Europa para buscar parcerias com empresas internacionais e atrair investimentos no setor de descomissionamento offshore, segundo comunicado divulgado pela federação nesta quinta-feira (27). 

A ideia é estimular o desenvolvimento dessa cadeia produtiva no Espírito Santo e fortalecer fornecedores locais, por meio da aproximação de companhias multinacionais que já atuam nessa área e que possam compartilhar experiências e tecnologias utilizadas no mercado de descomissionamento. 

“O Espírito Santo reúne as melhores condições para sediar essa indústria: diversos portos em operação e em projeto, uma cadeia metalmecânica madura, empresas de sucata e reciclagem com experiência em óleo e gás, além de sermos o terceiro maior produtor de petróleo do país. Nosso objetivo é criar conexões qualificadas entre quem pode liderar esse cluster no estado”, afirmou o presidente da Findes, Paulo Baraona, segundo o comunicado. 

A missão inclui agendas na Escócia e na Noruega, com participação no UK-Brazil Offshore Decommissioning Business Forum (Fórum de Negócios de Descomissionamento Offshore Brasil-Reino Unido), na Offshore Decommissioning Conference 2025 (Conferência de Descomissionamento Offshore), além de visitas a empresas do setor. 

Além de Baraona, a delegação da Findes é formada pelo diretor-geral, Roberto Campos, e pelo gerente executivo de Articulação e Competitividade da Indústria, Ícaro Gomes. A missão também reúne representantes da Arcelor Mittal, Vports, Porto Central, Grupo Estel e Marca Ambiental, e conta com o apoio do governo do estado. 

De acordo com dados da ANP, existem 18 projetos de descomissionamento no ES aprovados pela agência reguladora, que representam cerca de US$ 1 bilhão (R$ 5,4 bilhões) em investimentos previstos para os próximos anos. 

Cronograma da delegação 

O primeiro compromisso da missão foi o UK-Brazil Offshore Decommissioning Business Forum (Fórum de Negócios de Descomissionamento Offshore Brasil-Reino Unido), promovido no dia 24 de novembro pela Findes e pela Decom Mission, associação britânica referência internacional no tema. O encontro conectou a delegação capixaba às principais empresas operadoras da economia offshore do Reino Unido. 

Estiveram presentes empresas de descomissionamento da Noruega e do Reino Unido como AquaTerra, Asco UK, Ashtead Technology, Creegan Communications, D’Arcy Thompson Simulator Centre Limited, DeepOcean Subsea Services, Department for Business and Trade, Enerpro Group, EODEX Subsea UK Limited, ERM, Gilson Gray LLP, Haynes and Boone LLP, IKM Testing AS, Kishorn Port Ltd, Mizzen Ocean Engineering Ltd, Sabre Safety Services ltd – Starn Group, Subsea Pressure Controls e Sureclean.  

Entre os dias 24 e 26 de novembro, a comitiva também participou da Offshore Decommissioning Conference 2025 (Conferência de Descomissionamento Offshore), um dos principais eventos internacionais do setor. Realizado no Hotel Fairmont, em St. Andrews, Escócia, o evento reuniu autoridades, investidores, operadores globais, empresas de engenharia, portos e especialistas em logística, reciclagem e tecnologias aplicadas ao descomissionamento.  

A missão segue com uma visita à sede da IKM, amanhã (28), onde a comitiva fará um tour técnico pelas instalações e terá contato com empresas parceiras do setor, como IK Subsea, Archer, Norwep, Controlcutler e Scumdruming. 

Na sequência, o grupo participa de uma reunião com a Offshore Norge, associação norueguesa que representa empresas do setor de petróleo, gás e energia. A entidade atua como um fórum de colaboração entre organizações operadoras e de fornecimento, impulsionando temas como o desenvolvimento eólico offshore e descarbonização.  

Histórico 

A missão à Europa faz parte da estratégia da Findes de participar do mercado global do descomissionamento. Em Houston, nos EUA, e no evento da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), no Rio de Janeiro, ambos neste ano, a federação iniciou as primeiras conversas formais sobre a pauta com a Petrobras. 

Depois, em setembro, houve a primeira missão à Europa, apoiada pelo Consulado do Reino Unido e pela agência norueguesa Norwep. Dessa agenda, resultou a assinatura do Memorando de Entendimento (MoU) com a Decom Mission. 

Fonte: Revista Brasil Energia