Com um olho no potencial alimentício brasileiro e o outro no grande mercado consumidor americano, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) realizará uma missão aos Estados Unidos para fomentar o comércio internacional de bebidas e comidas. E o foco está na Flórida, que recebe quase 40% de todas as exportações brasileiras aos EUA.
Entre quarta e sexta-feira, dezesseis empresas se reunirão com grandes importadores norte-americanos com a esperança de consolidarem-se naquele país.De acordo com Raquel Vilharva, gestora da unidade de projetos da Apex Brasil, o setor é o de maior potencial para esta consolidação. Já realizamos outras ações nesta área que deram bons resultados, afirma Vilharva.
No último ano, o Brasil firmou-se como o maior parceiro comercial da Flórida. De acordo com dados fornecidos pela Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos (AmCham), US$ 15,937 bilhões foram comercializados entre o estado e o Brasil, valor que perfaz 34,5% de toda corrente de comércio entre as nações. Em 2010, o intercâmbio de mercadorias alcançou US$ 46,346 bilhões, e continua a crescer. Até setembro deste ano, a corrente comercial atingiu o patamar de US$ 43,342 bilhões.
Os Estados Unidos são destino prioritário também da exportação do modelo de padarias brasileiras caracterizadas como pontos de multisserviços. Com US$ 1 milhão aplicados pela Apex, e cerca de R$ 900 mil em contrapartida dos associados à entidade, o projeto visa a apresentar o potencial do negócio em feiras no exterior. Outros sete países já estão listados como foco da iniciativa: México, Angola, Espanha, Chile, Colômbia, Venezuela e Emirados Árabes Unidos.