unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 10/06/24

Fluxus, de Joesley e Wesley Batista, adquire Pluspetrol Bolívia

De acordo com Ricardo Savini, CEO da Fluxus, a aquisição na Bolívia concretiza a visão estratégica da companhia de criar uma multinacional latino-americana de óleo e gás

A Fluxus, empresa operadora de O&G que foi adquirida pelos empresários Joesley e Wesley Batista no final de 2023, concluiu ontem (6) a aquisição da Pluspetrol Bolívia, petroleira privada independente que possui três campos na bacia Tarija-Chaco.

Somados, os campos Tacobo, Tajibo e Yacuiba possuem produção conjunta atual de cerca de 100 mil m³/dia de gás natural, com potencial para mais de 1 milhão de m³/dia. Além das reservas de gás, os ativos incluem duas estações de tratamento de gás e capacidade de transporte da produção para os mercados da Bolívia, do Brasil e da Argentina.

A Fluxus afirma que esse é um movimento estratégico para a companhia, que possui foco na América Latina, uma vez que a Bolívia tem tradição de produção de gás na região e um grande potencial de reservas.

“A aquisição da Pluspetrol Bolívia cria uma base sólida para a expansão das nossas atividades de exploração e produção no país, fortalecendo nossa presença na região e ampliando nosso alcance no mercado”, afirmou Ricardo Savini, CEO da Fluxus, segundo o comunicado.

Além disso, a companhia está em fase final de transição operacional para operar o campo Centenario, localizado em Neuquén, na Argentina. Esse contrato, assinado também com a Pluspetrol, foi anunciado em dezembro de 2023 – no mesmo dia em que o Grupo J&F divulgou a sua entrada no setor de O&G com a compra da Fluxus.

O Grupo J&F, inclusive, já atua na Bolívia através da Âmbar Energia – que desenvolve, implanta e executa projetos nos segmentos de geração e comercialização de energia, além de transporte de gás natural.

“Essa aquisição na Bolívia concretiza nossa visão estratégica de criar uma multinacional latino-americana de óleo e gás”, completou Savini.

A Fluxus foi fundada em 2023 por Ricardo Savini (fundador e ex-presidente da 3R Petroleum, com passagens por Petrobras, Pérez Companc, Georadar e Deloitte), Jorge Lorenzón (ex-diretor da 3R Petroleum, com passagens por YPF, Pérez Companc e Petrobras) e Vitor Abreu (geólogo exploracionista com passagens por Petrobras e ExxonMobil). A companhia é composta pela Fluxus Holding S.A. e pela Fluxus Óleo, Gás & Energia Ltda.

Já a Pluspetrol é uma companhia petrolífera independente, privada, com 45 anos de experiência em E&P de óleo e gás. A companhia opera atualmente mais de 400 mil boed, estando presente na Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, EUA, Holanda, Peru e Uruguai.

Fonte: Revista Brasil Energia