unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 19/09/23

Foresea assina contrato com a Petrobras para operar sonda Norbe VIII

Norbe VIII

Foresea assinou, na última sexta-feira (15), um contrato de três anos com a Petrobras para operar a sonda Norbe VIII. A sonda, que já estava afretada para a estatal, tinha contrato até o segundo semestre de 2024. Dotada de posicionamento dinâmico, a unidade foi projetada para operar em lâmina d’água de até 3 mil metros, podendo perfurar poços até 12.195 m.

A Foresea possui cinco sondas contratadas pela Petrobras. A ODN I iniciará o contrato em outubro, na Bacia de Campos, com duração de três anos. Já a ODN II, que estava até pouco tempo na Margem Equatorial, está afretada até o final de 2024, mas já possui um novo contrato que entrará em vigor no início do próximo ano e irá perdurar até 2027. A Norbe VI, por sua vez, terminou contrato com a PRIO, mas já possui outro assinado com a Petrobras até 2025, com opção de prorrogação por mais um ano.

Com o novo contrato da Norbe VIII, a Norbe IX passa a ter o contrato mais curto da carteira da companhia, com término previsto para o final de 2024, mas com opção de extensão.

Detentora de uma carteira de contratos de US$ 2,4 bilhões e cinco sondas, a Foresea iniciou suas operações no Brasil a partir da reestruturação da antiga unidade de perfuração da Ocyan. A empresa divulgou um lucro líquido de US$ 99,9 milhões, referente às suas operações no primeiro semestre de 2023.

Fonte: Revista Brasil Energia