Fórum Fluminense em Defesa da Indústria Naval se mobiliza para garantir a implantação de base de operação offshore da Petrobras em Niterói
Os representantes do Fórum Fluminense em Defesa da Indústria Naval encaminharam ao prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, uma carta para reiterar o apoio à base de operação offshore que a Petrobras quer instalar na cidade. A iniciativa foi motivada pela declaração dada, há duas semanas, pelo diretor de serviços da Petrobras, Renato Duque, que disse que a empresa só pode esperar por mais um mês para a aprovação da cessão da área da prefeitura para a construção do empreendimento.
A prefeitura é proprietária de 20% da região escolhida pela Petrobras para a implantação da base. Os outros 80% são da Marinha do Brasil. Recentemente, o presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli, divulgou que a administração municipal está pedindo R$ 70 milhões para ceder o terreno, o que foi considerado fora do valor de mercado. A negociação com a Marinha, por outro lado, já foi concluída.
A carta foi assinada pelo secretário estadual de desenvolvimento econômico, energia, indústria e serviços, Júlio Cesar Carmo Bueno; pelo deputado Rodrigo Neves (PT), coordenador da Frente Parlamentar de Apoio à Indústria Naval e Offshore do Rio de Janeiro; pelo deputado Edmilson Valentim (PCdoB), presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara; pelo presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore, Ariovaldo Rocha; pelo presidente da Central de Trabalhadores do Brasil (CTB), Maurício Ramos; pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói e São Gonçalo, Reginaldo da Costa e Silva e pelo secretário geral da Federação dos Metalúrgicos e diretor da CUT/RJ, Jadir Batista de Araújo.