Os números do Danske Bank’s European Freight Forwarding Index continuam a apresentar desenvolvimento, em virtude da alta tanto nos volumes de setembro como para as expectativas nos meses subsequentes, a despeito da cautela apresentada pelos bancos em relação a 2011.
Os resultados também podem sinalizar um otimismo a curto prazo por parte dos freight forwarders europeus em relação aos valores. De acordo com o analista de transportes Johanes Moller, nosso índice de fretes continua a mostrar força no mercado europeu, sem apresentar riscos de queda até o momento.
A situação atual melhorou de 61 para 68 em setembro, e os prognóstimos para os próximos dois meses seguem em alta, embora o índice tenha diminuído de 74 para 71. Nossa conclusão para a pesquisa deste mês é que o mercado de fretes na Europa continua forte, assim como as projeções para o resto do ano.
O pesquisador também considerou que o setor marítimo possui expectativas mais modestas em relação a outros segmentos, alinhando-se com o recente arrefecimento nas taxas de frete marítimo. Os indicadores macroeconômicos começaram a desacelerar nos últimos meses, o que projeta incerteza quanto ao crescimento para o próximo ano.