
Sem contrato, unidade da BW Offshore se prepara deixar o Brasil após quase 12 anos
Por Claudia Siqueira Em 14/06/2021Compartilhe
O FPSO Cidade de São Vicente deixará o Brasil em breve, possivelmente em julho. Depois de tentar negociar sem sucesso um novo contrato no país, a BW Offshore levará a unidade de produção para o exterior. O destino provável é a Ásia.
A decisão de retirar o FPSO do Brasil foi tomada recentemente pela BW Offshore, após as frentes de negociações com a Trident e a Perenco para emprego da unidade em projetos da Bacia de Campos terem se exaurido. O Cidade São Vicente está parado no estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis (RJ), desde outubro de 2020, quando o contrato de afretamento com a Petrobras chegou ao fim.
Por enquanto, a BW Offshore não definiu o destino do FPSO Cidade de São Vicente no exterior. A empresa avalia algumas alternativas.
As negociações da BW Offshore com a Perenco e Trident tiveram início no último trimestre de 2020. As duas empresas analisavam a possibilidade de utilizar o Cidade de São Vicente como FSO, mas o negócio não foi adiante por falta de consenso em relação a valor.
O FPSO Cidade de São Vicente operou durante 11 anos para a Petrobras, executando testes longa duração nas principais descobertas da costa brasileira. A unidade tem capacidade para produzir 30 mil barris/dia.
A unidade da BW Offshore foi responsável pelos principais testes do cluster de Santos, tendo realizado a primeira produção não comercial de Tupi, ativo em que fez sua campanha de estreia. A última campanha do FPSO Cidade de São Vicente no Brasil foi realizada na descoberta de Farfan, em águas profundas da Bacia de Sergipe.
Fonte: Revista Brasil Energia
Leia mais