unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 08/09/15

FPSO de Camarupim deve ser liberado em breve

A ANP espera liberar em breve a autorização para a Petrobras realizar a operação de offloading que está impedindo a saída do FPSO Cidade de São Mateus, que explodiu em 11 de fevereiro no campo de Camarupim, na Bacia do Espírito Santo, acidente que matou nove pessoas. A agência diz que ainda não liberou a operação pois ainda não foram esgotadas às analises das situações de risco existentes para viabilizar a retirada de condensando da unidade.

O FPSO, primeiro para gás instalado no país e contratado com a BW Offshore, está interditado pela agência desde fevereiro. A ANP pretende divulgar um relatório final indicando as causas do acidente também em breve. O FPSO tem capacidade para produzir 10 milhões de m3/dia de gás natural e 35 mil barris/dia de óleo.

O campo de Camarupim, operado pela Petrobras, foi declarado comercial em 2006. O primeiro gás da área foi extraído em julho de 2009. O projeto de produção fazia parte do Plangás, lançado pela petroleria em 2006 para ampliar a oferta de gás no país.

“A ANP está avaliando o risco da atividade de offloading que a BW e Petrobras desejam realizar antes de desmobilizar a unidade. Porém, até o momento, o risco avaliado é totalmente impeditivo para realização do offloading, pois ainda não foram esgotadas às analises das situações de risco existentes para viabilizar a operação”, disse a agência em nota.

De acordo com a BW Offshore, dona da unidade, a demora na liberação está impedindo a análise completa sobre o custo do reparo da unidade, que não pode ser feito na locação. A empresa tem contrato com a Petrobras até 2018 para o afretamento do FPSO Cidade de São Mateus. O contrato tem opção de extensão até 2024.

Procurada pela reportagem, a Petrobras informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não comentaria o caso.