unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 05/05/10

Fragata Niterói encalha no Rio

Uma das embarcações militares que mais visitam o Porto de Santos, a fragata Niterói, da Marinha do Brasil, encalhou por volta de 7 horas de ontem, em Arraial do Cabo, no litoral do Rio de Janeiro. O resgate da embarcação só foi concluído no início da noite. Segundo a Marinha, a fragata encalhou em um banco de areia quando realizava exercícios militares de rotina e manobras entre a Prainha e o Farol de Cabo Frio, próximo ao porto da cidade.

No local, a profundidade estimada é de quatro mestros. O incidente mobilizou dezenas de agentes do órgão militar, pois havia riscos de impactos ambientais. Durante todo o dia, embarcações de apoio da Armada e militares estiveram no local, estudando e realizando testes para o desencalhe da fragata. Pela manhí, o rebocador Ivan Barreto, da Petrobras, tentou retirar a embarcação do banco, sem sucesso.

Helicópteros e embarcações da Marinha foram utilizados para retirar os tripulantes da fragata.

Durante o começo da tarde, em razão da maré baixa, a operação foi parcialmente suspensa. Às 16 horas, houve a retomada dos trabalhos. Já com a maré mais alta, por volta das 18h30, o rebocador Almirante Guillobel conseguiu desencalhar a fragata. FICHA TÉCNICA A fragata Niterói começou sua construção em 1972, na Inglaterra, e só em 1976 foi incorporada à Marinha brasileira. É a quinta embarcação a ostentar este nome, em homenagem à antiga capital do Rio de Janeiro.