Armateurs de France espera fechar acordo com o governo francês neste mês.
A França é o último país a considerar o apoio financeiro aos armadores descapitalizados pela crise econômica global, após o governo alemão prometer socorrer a Hapag-Lloyd e outras companhias que estão à beira de um colapso.
Algumas das principais companhias marítimas globais – CSAV, Zim e Hapag-Loyd – têm conseguido se manter graças a pacotes de resgate, empréstimos bancários prorrogados, taxas de frete mais baixas e postergando a entrega de navios.
Toda a indústria está em estado de emergência, afirmou ontem um executivo do setor. Outros três anos como este e ninguém sobreviverá
Com a perspectiva de uma severa e grave retração da demanda da indústria nesse perãodo e outros setores como o petroleiro também em apuros, os governos estão sendo levados a fornecer empréstimos financeiros às companhias.
Proprietários franceses esperam abrir negociações em breve com o governo para a criação de um fundo de € 1 bilhão destinado a ajudá-los a atender às demandas adicionais de garantias de empréstimos a seus bancos.
Segundo o CEO da Armateurs de France, organização francesa que representa os armadores, Christian Garin, o assunto tem sido abordado com funcionários do governo, mas ele esperava fechar o acordo para poder abrir oficialmente as negociações do projeto no final deste mês. Nós estamos somente no estágio inicial. Estamos falando com o Estado, mas no momento, não temos uma decisão definitiva, informou.
Garin afirmou que o fundo deverá ser criado com recursos ao redor de € 1,2 bilhões e estaria disponível para todos os armadores franceses que estão encontrando dificuldades em atender demandas por garantias de empréstimos adicionais de seus bancos.
De acordo com o CEO, o objetivo é que as companhias mantenham recursos para suas operações, em vez de usá-los para atender exigências dos bancos para segurança adicional.