Os fretes na região entre Ásia e Europa para os tráfegos de contêineres estão retornando aos níveis de 2008, após o volumes de carga terem despencado.
Depois de um golpe muito forte no ano passado e a demanda ter caído vertiginosamente, as condições de mercado parecem estar às voltas de se estabilizar, conforme indicam dados do último relatório da European Liner Affairs Association (ELAA) com notícias positivas.
O índice de preços agregados de cargas no trade Ásia-Europa subiu para 78 em setembro. Em agosto, estava em 68; em março, ficou em 48.
Nas últimas semanas, as linhas que estão operando no trade têm avançado na restauração do programa de tarifas e relatado grau de sucesso na obtenção de aumentos.
Nos tráfegos Europa-Ásia, as tarifas também estão avançando, com o índice de preços da ELAA subindo para 83 em setembro, quando em agosto era 79 e, em março, 60, com uma recuperação que teve início na primavera.
As maiores taxas de frete refletem a melhoria nos níveis de tráfego, embora os transbordos da Ásia para Europa ainda permaneçam bem abaixo da média do ano passado.
Estatísticas de outubro publicadas pela ELAA indicam que os volumes de contêineres dry e reefers no sentido oeste estavam 10,4% menores que em agosto com 962.828 Teus. Entretanto, tudo indica que a recessão está abrandando, porque anteriormente a queda superava 18%.